Uma das tarefas das quais eu como pai mais tiro proveito é poder acompanhar a safra contínua de bons títulos cinematográficos no gênero desenho animado, ainda mais depois da consolidação da tecnologia 3D. Imediatamente informo a vocês um aspecto assaz polêmico: acredito que este método de projeção não tem o mesmo impacto quando utilizado em filmes com personagens em carne e osso. E digo isto após minha experiência com o filme “Avatar” (2009), de James Cameron, talvez um dos que mais aventou para si o senso de que seria o ápice desta abordagem.
Mas venho aqui não para tratar deste tema, o qual posso voltar em outro momento, mas sim de um filme que recentemente assisti e que traz outras lições inseridas. Trata-se de “Gnomeu e Julieta” (2011), que teve como um dos aspectos centrais a trilha sonora baseada na obra do seu produtor-executivo, nada mais nada menos do que Elton John.
Elton John e um dos seus óculos inconfundíveis
Ouvi não faz pouco tempo de um amigo que filmes que são baseados em histórias já conhecidas, muitas vezes verdadeiras, quando fazem sucesso, têm mais mérito que filmes com roteiro original, como é dito no jargão cinematográfico. “Gnomeu e Julieta” passa um pouco por esta teoria, uma vez que lida com o gancho da super-conhecida – ah se Shakespeare tivesse tido contato com o termo blockbuster! – “Romeu e Julieta”, obra do bardo conterrâneo de Elton John.
Desse modo, travestir em uma nova roupagem tal clássico tem lá seus méritos. A breve introdução aos pequenos dessa tragédia dramática por si só já validaria sua produção, reforçada ainda mais quando vemos esta acompanhada de um conjunto de notas musicais que está na alma dos seus pais como standards do século XX musical. A trilha sonora é composta – para citar apenas os hits do cantor inglês de óculos colorido que, aliás, surge numa cena hilária com uma serenata para uma rã em que o próprio aparece inserido num dos personagens – pelas seguintes canções:
Hello Hello (Album Version)
Crocodile Rock
Saturday Night's Alright (For Fighting)
Don't Go Breaking My Heart
Love Builds A Garden
Your Song
Rocket Man (I Think It's Going To Be A Long, Long Time)
Tiny Dancer
Bennie And The Jets
Nesse sentido, “Gnomeu e Julieta” segue pelo caminho do sucesso comercial por conta de atender distintos públicos por interesses diversos. Em relação à história em si, as famílias são compostas por anões de jardim – isso mesmo! – inimigos, responsáveis por backyards vizinhos. Os vermelhos e os azuis não se suportam, e para que ocorra uma aproximação um amor impossível deve surgir.
Existem algumas lições óbvias, que vistas por um certo ângulo poderiam até parecer piegas, mas que sempre devem ser lembradas para que possamos viver num mundo melhor, talvez, um dia: ser mais tolerante com as diferenças; valorizar o amor e a amizade; reconstruir o mundo a partir da solidariedade; etc. Seria por isso que as canções de Elton John se eternizaram? Por dizerem coisas óbvias que outras pessoas não têm coragem de dizer? De repente me vem à mente em como é engraçado ver as linhas do mundo da pop music se cruzarem na Inglaterra, berço dos Beatles, para citar apenas um único ícone de múltiplas gerações. Logo a Inglaterra, dita como um país em que as pessoas são indiferentes ao vizinho. E em “Gnomeu e Julieta” pode-se dizer tudo, mas não se pode acusar os vizinhos de serem indiferentes uns aos outros, ah isso não! Eu mesmo não fiquei indiferente, e quando cheguei em casa deixei o rock & roll rolar, na voz vocês sabem de quem...
Love Builds A Garden
You hear it every day
Once upon a time they say
Once upon a time in this place
I looked and saw on your face
A smile that spoke to me
In oh so many ways
The Sunday morning bells
Rang out that all was well
Sunshine across the yard
We'd rest when we worked hard
We take a little time off
To appreciate the day
And love builds a garden
Grew it from the ground up
Each one of us knowing
Every inch of it was us
We pulled it all together
Hoping and believing
That love built this garden
For the two of us to dream in
We'd get a little rain
Then the sun came out again
But a frost it's hard to fight
Once it takes hold flowers die
There's only so much you can do
To keep some things alive
And love builds a garden
Grew it from the ground up
Each one of us knowing
Every inch of it was us
We pulled it all together
Hoping and believing
That love built this garden
For the two of us to dream in
Sad to say, it's true
Without a lover who
Cares as much
Well I guess, I guess it goes to prove
That love built a garden
Growed it from the ground up
Each one of you knowing
Every inch of it is trust
Pulled it all together
Hoping and believing
That love builds a garden
For the two of you to dream in
Fontes – acesso em 26 de Março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário