Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2012

AMANHÃ VOCÊ VAI ENTENDER

Mais um livro lido, mais lições aprendidas. A expectativa que cerca a leitura pode ser vista de duas formas: a ânsia por aumentar o conhecimento e o prazer de imergir numa estória, extraindo da mesma uma mensagem que lhe seja útil de alguma forma. Estas duas características são factíveis de estar numa mesma obra principalmente no gênero ficção, em que o autor pode viajar para transmitir o que deseja.

Nesse sentido, o livro “Amanhã Você Vai Entender” – Rebecca Stead – Ed. Intrínseca – RJ – 2011 – 224 págs. – encaixa-se como uma luva dentre aqueles que marcam toda uma geração com o desenrolar de sua estória e o que ela sinaliza como alento. A mesma gira em torno de Miranda, uma menina de 12 anos, e sua rede de relações no seu micro-universo casa-escola.

Vocês poderiam imaginar que esta obra tem todas as características da linha infanto-juvenil. E não estão de todo errados. Lá poderão encontrar a amiga invejosa, a descoberta do amor, a primeira experiência no trabalho, o relacionamento mãe-filha, etc. Ou seja, todos os paradigmas comuns da construção de uma narrativa atrativa para aquela faixa etária, em especial para meninas. Mas como isto não poderia tocar o pai de uma garota de 08 anos?

Quero dizer que ao mesmo tempo que serve como um descortinar de um novo mundo para o público a que se destina primariamente, vem a atingir também aqueles que estão em seu entorno, por melhor compreender suas ânsias e medos. Dessa forma a receita do sucesso está traçada: alcança tanto aqueles que o pressionarão pela aquisição, quanto aos que possuem o poder de compra!

Fora todos estes aspectos, deve-se ressaltar que a estória é muito bem construída, com um grande mistério por desvendar, mas que aponta, a meu ver, como principal pilar, a atenção que temos que ter com as mínimas atitudes em relação ao próximo, em como elas podem gerar reações que perduram por toda uma vida. Ou seja, o carinho e o cuidado para com o próximo, seja um parente, um amigo ou até mesmo um desconhecido se apresentam como condição necessária para o bem viver e o bem estar interno de cada um de nós.

A autora, Rebecca Stead, tem dois filhos e foi criada em Nova York, onde ambientou esta estória, em que pese esta poder se dar em qualquer outra grande cidade do mundo. Por esta obra ganhou a Medalha Newbery, entregue anualmente pela American Library Association às mais importantes contribuições norte-americanas à literatura jovem. O mais engraçado é que na parte final, dos agradecimentos, a autora faz uma menção especial a uma colega, a escritora Madeleine L’Engle, que recebeu menção honrosa pela obra “A Ring of Endless Light”, neste mesmo prêmio, no ano de 1981 e foi vencedora já nos idos de 1963, com “A Wrinkle in Time” (1).

Ou seja, existem pessoas, que por sua capacidade de externar sentimentos e pontos de vista, acabam por influenciar toda uma vida, gerando novos multiplicadores de emoções. Nas palavras de Rebecca Stead: “[...] gostaria de expressar minha admiração especial pela surpreendente imaginação e trabalho de Madeleine L’Engle, cujos livros me cativaram quando era jovem (e ainda cativam) e fizeram-me querer explorar os segredos do universo (e ainda fazem)”. Bem, se ainda não captaram a importância da leitura, amanhã vocês entenderão!

Sugestões de Leitura

Apresento a vocês alguns livros que me influenciaram na minha infância, adolescência e juventude, cujos limites temporais são difíceis de traçar, e que continuam ecoando na minha mente com suas lições:

DRUON, Maurice – “O Menino do Dedo Verde” – Livraria José Olympio Editora – 1978 – 149 págs;
MORAES, Leir – “Bola de Gude” – Ediouro – 1981 – 154 págs;
PAIVA, Marcelo Rubens – “Feliz Ano Velho” – Ed. Brasiliense – 1986 – 232 págs;
RADICE, Marco L. & RAVERA, Lidia – “Porcos com Asas” – Ed. Brasiliense – 1985 – 175 págs;
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de – “O Pequeno Príncipe” – Ed. Agir – 1987 – 97 págs.

(1)    Traduções livres – “O Anel de Luz Infinita” e “Uma Ruga (Fissura) no Tempo”. Para mais detalhes e com a lista completa de ganhadores da Medalha Newbery ver http://www.ala.org/alsc/awardsgrants/bookmedia/newberymedal/newberyhonors/newberymedal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário