Pesquisar este blog

sábado, 23 de junho de 2012

GRAMADO

No final do ano passado fomos, em família, à Gramado, para viver a experiência do evento conhecido como Natal Luz. Posso dizer que em termos pessoais valeu cada centavo pago. Permanecemos bem localizados, num hotel próximo ao centro da cidade. O deslocamento, que já não seria um problema, foi de todo modo facilitado pela agência de viagens que nos auxiliou no agendamento das três atrações principais.

Destas a que mais encantou ao casal foi o Nativitaten. Um misto de ópera ao ar livre com show de fogos de artifício, em que os artistas principais ficam localizados em meio a um lago. Levando-se em conta que para dar maior brilho à festa existem ainda canhões de laser fazendo imagens caleidoscópicas, e o famoso gelo seco de todo entretenimento. Mesmo com o ar de programa de turista, não deixa de impressionar – como acredito que impressionem as mulatas do Plataforma e o tango em Buenos Aires.

Porém, para a nossa pequena, assustada que ficou com o barulho gerado pelos fogos, a preferência recaiu sobre o desfile de Natal, na principal avenida da cidade. Parecia uma parada daquelas que vemos os americanos fazerem, sem, porém, os gigantescos balões de gás. A organização impressiona, com lugares marcados por toda a extensão da pista nas arquibancadas laterais. A lastimar os preços dos alimentos e lembranças – um DVD custava R$ 60,00. Ou seja, só mesmo sendo muito turista típico para entrar nessa!

Em terceiro lugar tivemos a peça de teatro infantil, encenada num gigantesco espaço ao ar livre, chamada “A Fantástica Fábrica de Natal”. Em que pese a beleza dos figurinos, extremamente coloridos para chamar a atenção das crianças, estávamos por demais distantes do palco, nas arquibancadas ao fundo, prejudicados ainda por uma coluna que estava bem a nossa frente.

Mas estas atrações foram todas realizadas durante a noite, naquela semana que passamos por lá. Havia ainda os passeios durante o dia, dos quais o que fez mais sucesso, não somente pela linda paisagem, mas também pelo apelo histórico, foi a visita à produção de vinhos no Vale dos Vinhedos. Tivemos direito, inclusive, a uma degustação. Ora, vocês sabem que não sou um apreciador de bebidas alcoólicas. Porém, cumprir o ritual – até mesmo porque a dose é mínima – foi divertido.

Um aspecto a parte foi a guia que nos acompanhou a maior parte do tempo. De típica ascendência alemã, era extremamente rigorosa com os horários, ameaçando a todo momento com a saída do ônibus e o possível esquecimento de alguém, que ficaria para trás. De tão constante era o clima tenso nesse sentido que acabou ficando engraçado.

Por último devo dizer que fazer este programa em família é uma lavagem na alma. Voltamos à infância e o simples fato de ver a felicidade nos olhos de nossos entes queridos já vale à pena. Deve ser por isso que é denominado Natal Luz: é a chance de iluminar mentes e corações por um mundo melhor.

OBS 1: o mundo quase de faz de conta de Gramado, sem cercas, com seus jardins, como se fosse uma cidade européia, impressiona tanto quanto as atrações festivas. A cidade é muito bem cuidada, com casas que parecem saídas de postais suíços. Se não fosse o calor típico do verão brasileiro a nos lembrar que estávamos nos trópicos poderíamos nos enganar facilmente.

OBS 2: ainda sob o aspecto apontado na observação anterior, é impressionante o contraste com a cidade vizinha, Canela. Esta parece descuidada em relação à irmã mais famosa.

OBS 3: perdi o apontador de meu celular no Nativitaten. Sem problemas. Foi o que menos importou...

Um comentário:

  1. A perda da canetinha do celular é uma dica: compre um novo, de preferência, um smartphone, não é?
    Quanto ao passeio com a família, é mesmo uma alegria viver esses momentos inesquecíveis. Aproveite bastante a pequena, porque depois de crescida, irá torcer o nariz para férias com papai e mamãe.

    ResponderExcluir